Dicas para o alívio da pele seca

 

Pequenas mudanças que podem fazer a diferença no alívio da pele seca:

 

Seguir a mesma rotina de cuidados com a sua pele durante todo o ano pode não funcionar tão bem quando os níveis de umidade do ar cair muito. Sem uma mudança no seu cuidado com a pele, o ar seco pode tornar as linhas finas e as rugas mais visíveis. A pele seca pode causar coceira, rachaduras e até sangrar.

Para ajudar a tratar a pele seca os dermatologistas recomendam:

  1. Evite o excesso de limpeza! Banhos demorados, quentes demais e muito frequentes podem ressecar muito a pele. Quando a sua pele estiver seca:
  • Limite seu tempo no banho de 5 a 10 minutos
  • Use água de morna a um pouco quente e não muito quente
  • Utilize sabonetes de limpeza suave e sem fragrâncias
  • Use apenas a quantidade de sabonete suficiente para remover a sujeira e oleosidade. Evite usar quantidade exagerada a ponto de fazer com que você veja uma espuma grossa
  • Seque sua pele suavemente com uma toalha limpa
  • Use  hidratante imediatamente após secar a pele

 

  1. Aplique hidratante imediatamente após a limpeza.

Óleos, cremes e loções hidratantes funcionam retendo a água existente na sua pele. Para que isso seja possível você precisa aplicar o hidratante dentro de alguns minutos após:

  • Secar depois do banho
  • Lavar o rosto ou as mãos

 

  1. Use pomada ou creme em vez de loção.

Pomadas e cremes são mais eficazes e menos irritantes que as loções. Procure usar cremes ou pomadas que contenham óleos.. A manteiga de karité também funciona bem. Outros ingredientes que ajudam a melhorar a pele seca incluem: ácido lático, uréia, ácido hialurônico, dimeticona, glicerina, lanolina, óleo mineral e vaselina.

 

Dica: leve um creme de mão não gorduroso com você e aplique-o após cada lavagem das mãos. Isso ajudará a aliviar a pele seca.

 

  1. Use hidratante labial.

Escolha um hidratante agradável para seus lábios. Alguns produtos labiais cicatrizantes podem irritar os lábios. Se os seus lábios arderem ou formigarem depois de aplicar o hidratante labial, mude para um que não cause esta reação.

 

 

  1. Use apenas produtos neutros, sem perfume e próprios para a pele sensível

Alguns produtos de cuidados com a pele são muito irritantes para a pele seca e sensível. Quando sua pele estiver seca, pare de usar:

  • Sabões desodorantes
  • Produtos para cuidados com a pele que contenham: álcool, fragrâncias, retinóides ou alfa-hidroxiácido (AHA).

Evitar esses produtos ajudará sua pele a reter seus óleos naturais.

 

  1. Use luvas

Nossas mãos são muitas vezes o primeiro lugar em que notamos a pele seca. Você pode reduzir a pele seca e grossa usando luvas. Tente usar luvas antes de você:

  • Ir ao ar livre no inverno
  • Executar tarefas que exigem que você molhe suas mãos muitas vezes.
  • Manipular produtos químicos, graxas e outras substâncias nas suas mãos

 

7. Escolha roupas leves e não irritantes e use sabões e amaciantes de roupa adequados.  Quando a nossa pele está seca e escoriada até mesmo roupas e sabões/amaciantes podem ser irritantes. Para evitar isso:

  • Use roupas algodão ou de seda debaixo de roupas feita de lã ou qualquer outro tecido que você sinta que incomode ou irrite a sua pele.
  • Use sabões/amaciantes de roupa rotulados como “hipoalergênico”

 

8. Não fique muito tempo na frente de uma fonte de calor Sentar-se em frente a uma fogueira, lareira ou outras fontes de calor por muito tempo pode agravar o ressecamento da pele.  9. Se necessário coloque umidade no ar.  Ligue um humidificador de ar no seu quarto caso o clima esteja muito seco.

 

Quando procurar um  dermatologista?

 Sua pele deverá começar a melhorar rapidamente. Se essas mudanças não trouxerem alívio, agende uma visita ao dermatologista credenciado pela SBD. Peles intensamente ressecadas e danificadas podem precisar de um tratamento médico. A pele seca também pode ser um sinal de alguma patologia da pele que precise de tratamento.