Como esfoliar sua pele com segurança em casa

Como esfoliar sua pele com segurança em casa:

 

 

A esfoliação é o processo de remoção de células mortas da camada externa da sua pele. Embora algumas pessoas acreditem que isso possa melhorar a aparência da sua pele, isso não é verdade para todos e, se não for feito corretamente,  poder fazer mais mal do que bem.

 

Se você decidir por esfoliar, é importante fazê-lo de forma segura, de modo que não prejudique sua pele, não provoque irritações nem desencadei uma erupção acneica (espinhas).

 

Como cada tipo de esfoliação pode não funcionar para cada tipo de pele, é importante considerar seu tipo de pele antes de escolher um método de esfoliação:

 

  • Pele sensível: pode ficar avermelhada ou arder após o uso do produto
  • Pele normal: pele limpasem sintomas e sem sensibilidade
  • Pele seca:tem descamação, aspereza e costuma coçar
  • Pele oleosa: é brilhante e oleosa
  • Pele mista: está seca em algumas áreas e oleosa em outras

 

Existem dois métodos principais para a esfoliação em casa:  mecânica e química.  A escolha deve ser guiado pelo seu tipo de pele.

A esfoliação mecânica usa alguma ferramenta, como uma escova, esponja, ou bucha para remover fisicamente as células mortas da pele. A esfoliação química usa produtos químicos, como ácidos alfa e beta-hidroxi, para dissolver suavemente as células mortas da pele.

Para evitar danos na pele enquanto esfoliadas, os dermatologistas recomendam as seguintes dicas:

 

 

  1. 1Avalie os produtos de cuidados com a pele que você já usa:

Alguns medicamentos e até produtos de balcão podem fazer com que sua pele fique mais sensível, irritada ou com descamação,  como por exemplo, retinóides ou produtos contendo retinol ou peróxido de benzoíla. Esfoliar durante o uso desses produtos pode piorar aumentar o ressecamento da pele ou até mesmo provocar erupções de acne (espinhas).

 

 

  1. Selecione um método de esfoliação que seja adequado ao seu tipo de pele:

Para aqueles com pele seca, sensível ou propensa à acne,  dar preferência ao uso de apenas uma toalha ou esfoliante químico suave, já que a esfoliação mecânica pode ser muito irritante para este tipo de pele.

Aqueles com pele mais oleosa e grossa podem usar tratamentos químicos mais fortes ou a esfoliação mecânica.

Se você tiver um tom de pele mais escura ou com facilidade para aparecerem manchas escuras na sua pele após queimaduras, picadas de insetos ou erupções de acne (espinhas) também evite esfoliação química ou mecânica mais forte.

Para algumas pessoas, especialmente aquelas com tons de pele mais escuras, formas mais agressivas de esfoliação podem resultar em manchas escuras na pele.

 

3.Seja gentil com a  sua pele:

Se você usa algum esfoliante, aplique o produto com movimentos circulares delicados. Faça isso por cerca de 30 segundos e depois enxágue com água morna – não quente.

Se você usa escova ou esponja, faça movimentos leves e suaves. Nunca esfolie se você estiver com cortes abertos, feridas ou queimaduras de sol.

 

 

 

  1. Use hidratante:

Continue o uso de hidratante: a esfoliação pode  ressecar a pele. Aplique sempre hidratante imediatamente após esfoliar para manter sua pele saudável e hidratada.

 

 

  1. Encontre a frequência certa para você:

A frequência com que você esfolia depende do seu tipo de pele e do método de esfoliação. Geralmente, quanto mais agressiva for a esfoliação, menor será a necessidade repeti-la com frequência. Tenha cuidado para não esfoliar demais, pois isso pode levar a uma pele vermelha e irritada.