Preenchimento

PREENCHIMENTO DE SULCOS E RUGAS DA FACE

 

  1. O que é ?

É a aplicação de substâncias sob as rugas e sulcos da face. As substâncias mais utilizadas atualmente para preencher as rugas e sulcos são o ácido hialurônico (Juvederm, Esthelis, Restylane/Perlane) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) .

esthelis

O ácido hialurônico é um polissacarídeo que é um elemento estrutural natural, importante para a sustentação e hidratação da pele. Não é de origem animal e não necessita teste antes de sua aplicação. É um fluido limpo, transparente, viscoso que vem acondicionado em seringas totalmente esterilizadas. A aplicação do ácido hialurônico não necessita de teste prévio. Sua durabilidade média é de um ano.

 

 

 

 

Radiesse_Box_withSyringeO Radiesse tem a hidroxiapatita de cálcio como seu conteúdo principal. Não é colágeno e por isso não requer teste de alergia prévio e não implica risco de colagenopatias. Não é de origem animal e nem humanao que não implica em riscos de transmissão de enfermidades por vírus nem patógenos. Não é silicone nem utiliza corpo estranho (como metacrilatos) que possa produzir granulomas ou outras complicações graves. Seu componente principal, a hidroxiapatita de cálcio, é um produto de preenchimento biocompatível, aprovado para múltiplos usos pelo F.D.A (USA), pela C.E.(Comunidade Europeia) e ANVISA. Sua durabilidade média é de um ano e meio a dois anos.

 

 

 

 

  1. Para que serve ?

O preenchimento das rugas e sulcos da face serve para amenizar ou eliminar as rugas e flacidez conseqüentemente diminuir a aparência de envelhecimento da pele. Serve também para aumentar a espessura dos lábios.

 

  1. Quanto tempo dura

O efeito do ácido hialurônico dura em média oito meses a um ano. A medida que se repetem as aplicações os efeitos se tornam mais duradouros.

A hidroxiapatita de cálcio dura dois anos ou mais.

 

  1. Como é a aplicação ?

As aplicações devem ser feitas apenas pelo médico. São feitas no consultório, com anestesia local. Uma hora antes das aplicações o paciente deve aplicar um creme chamado EMLA em casa sobre as rugas e cobri-las com uma fita adesiva ou chegando com 30min de antecedência no consultório para que seja aplicado creme anestésico específico nas áreas a serem tratadas. O anestésico tópico ajuda a diminuir a dor da picada da agulha. O procedimento torna-se perfeitamente suportável. Com o paciente recostado ou deitado as aplicações são feitas sob as rugas, sulcos ou áreas de fraqueza a serem tratadas. Para aplicação nos lábios é feito bolqueio anestésico por via submucosa (como anestesia de dentista)

 

  1. Quais são os cuidados ?

Nenhum cuidado especial é necessário após as aplicações. O paciente segue sua vida normal, podendo viajar, trabalhar, praticar esportes, etc. Nos lábios ocorre edema (inchaço) um pouco mais intenso e que dura algumas horas para regredir.

 

  1. Quais são os riscos e complicações ?

Quando bem aplicado e com boa técnica, os riscos e complicações são mínimos. Logo após as aplicações pode haver discreto edema (inchação) e eritema (o local fica mais vermelho). Estes efeitos podem durar poucas horas. É muito raro ocorrer rejeição que se manifesta como discreto endurecimento e inflamação no local aplicado. Essas substâncias não devem ser aplicadas em pacientes grávidas nem em período de lactação.