Remoção de tatuagem

O Sinon (laser de rubi Q-Switched de pulso-longo) representa o que existe de mais avançado em laser com comprimento de onda de 694nm. As principais indicações deste laser são remoção de tatuagens escuras e coloridas e lesões pigmentares (manchas escuras) como melanoses, lentigos, efélides e nevo de Ota.

Como as tatuagens e manchas são removidas?
Os lasers médicos utilizam um feixe de luz intenso para clarear significativamente ou remover completamente sua tatuagem ou mancha. Comprimentos de onda diferentes de laser tratam diferentes cores de tinta. Quando as partículas de tinta de sua tatuagem ou mancha absorvem o laser, estas são quebradas em pequenos fragmentos. Estes fragmentos são então absorvidos ou eliminados através de mecanismos de limpeza naturais de seu organismo (fagocitose, eliminação linfática ou transepidérmica). Este processo de limpeza geralmente demora algumas semanas (por volta de seis). Partículas de tinta maiores, tatuagens mais densamente pigmentadas ou multicoloridas requerem tratamentos múltiplos.
A remoção de tatuagens a laser atinge a camada da pele que contém a tinta da tatuagem com o mínimo ou sem lesão de células normais próximas a área tratada. O outro aparelho disponível no consultório é o Q-Clear (Nd:YAG Q-Switcthed) que possui dois comprimentos de onda de laser (532 e 1064nm ) para atender a maioria das colorações, portanto, dependendo da cor da tatuagem, mais de uma onda de laser poderá ser usada para removê-la.

Como minha pele ficará após o tratamento?
Imediatamente após a aplicação do laser sua pele poderá apresentar uma descoloração branca e a área ao redor da tatuagem ou mancha pode ficar avermelhada e um pouco inchada. Isto é normal e desaparecerá progressivamente com o tempo. Os resultados máximos do tratamento levam cerca de 5 a 6 semanas para atingirem os melhores resultados. Após o tratamento uma pomada antibacteriana e curativo poderá ser aplicada na área tratada para minimizar possíveis infecções e pro.

Existe algum efeito colateral?
Hipopigmentação (um branqueamento da pele) pode ocorrer ocasionalmente, principalmente em pacientes de pele mais escura ou bronzeados. Normalmente a tonalidade normal da pele deve retornar dentro de 6 a 12 meses após a sua última sessão de tratamento. Raramente, em menos de 3% dos casos, o laser pode provocar alguma cicatriz ou alteração de textura na pele.

Como são os tratamentos a laser comparados a outros métodos nos casos de remoção de tatuagem?
As outras opções de tratamento para remoção de tatuagem incluem excisão cirúrgica, dermabrasão (ou lixamento), crioterapia e peeling químico. Estes métodos são mais invasivos e doloridos e frequentemente deixam cicatrizes.

A remoção de tatuagem com laser é mais segura e não-invasiva. O laser maior afinidade pela tinta preservando a pele normal.

Como são os tratamentos?
Alguns pacientes relatam sentir uma leve picada como a batida de um elástico sobre a pele, seguida por uma sensação de queimadura de sol. Em casos de tatuagem densamente pigmentadas o incomodo é maior. Nestes casos pode ser necessário anestesia local por infiltração para maior tolerância ao procedimento.

Quantas sessões eu preciso?
O número de sessões para atingirmos os melhores resultados depende do tamanho, localização densidade, profundidade e cor da tatuagem ou mancha. Somente ao examinar o dermatologista poderá precisar melhor o número de sessões necessárias.

As sessões devem ser realizadas com intervalos de 4 a 8 semanas para permitir que o seu organismo remova a quantidade máxima de pigmento da tatuagem ou mancha. As sessões duram geralmente de 10 a 30 minutos, podendo durar mais, dependendo do tamanho da área a ser tratada.

A maioria dos pacientes observará melhora . A melhora pode ser bem marcante. Porém algumas tatuagens grandes, muito pigmentadas ou coloridas bem como manchas profundas como o nevo de Ota podem requerer vários tratamentos para obtenção dos melhores resultados.

A seguir alguns resultados de casos realizados por mim.

remoção de tatuagem bh, remoção de tatuagens em bh, remoção de tatuagens, vitiligo, dermatologia em bh, dermatologia, clínica em bh