UVB Narrow Band – Uma alternativa de tratamento seguro para vitiligo, psoríase e dermatite atópica

 

O que é ?   Como funciona ? 
UVB Narrow Band é uma tecnologia que utiliza a luz UVB de banda estreita com comprimento de onda entre 311-315nm. A luz é emitida diretamente nas regiões a serem tratadas, sendo assim um tratamento localizado e que atua apenas nas áreas acometidas.

O tratamento é realizado por sessões de exposição à luz UVB. Cada sessão dura poucos minutos e a dose de UVB é aumentada gradualmente, dependendo do tipo de pele e da resposta individual do paciente ao tratamento.

Levia é um dispositivo que viabilizou um novo e inovador tratamento utilizando fototerapia direcionada – uma solução eficaz para o tratamento da psoríase e vitiligo. A tecnologia inteligente de Levia e a inovadora interface gráfica de fototerapia proporcionam um tratamento com UVB de maneira segura e clinicamente eficaz para os pacientes.

O Levia é indicado para o tratamento de vitiligo, psoríase, dermatite atópica (eczema) e dermatite seborréica.

Como é a aplicação ?     Dói ?
O procedimento é realizado pela fisioterapeuta, é indolor e não há necessidade de nenhum tipo de anestésico. Alguns pacientes podem sentir apenas um leve desconforto nas áreas tratadas após algumas horas, mas é um procedimento muito bem tolerado. Após o procedimento a pele pode ficar um pouco avermelhada, mas estes efeitos são transitórios.

 

Quantas aplicações são necessárias ?
O protocolo de tratamento completo consiste em vinte e quatro sessões, sendo a frequência ideal duas vezes na semana. No entanto, o número de sessões pode variar de acordo com a resposta individual de cada paciente.
Quais são as áreas que podem ser tratadas ?
O procedimento pode ser feito em qualquer área do corpo ou face, desde que o paciente tenha realizado uma consulta prévia com o seu dermatologista.

 

O resultado é imediato ?

Os resultados são percebidos ao longo do tratamento. Você poderá acompanhar os resultados através da documentação fotográfica realizada antes e após o procedimento.

 

Quais são os cuidados antes e após o procedimento ?
A pele deve estar bem limpa no momento do procedimento (remover cremes, maquiagem, etc). Não é necessário nenhum preparo especial e o procedimento pode ser feito em qualquer tipo de pele. A pele muito bronzeada pode ficar mais sensível ao tratamento. Não é necessário suspender cremes nem medicamento tópico ou oral, a não ser que estes estejam deixando a pele muito sensível. As únicas orientações necessárias após a sessão de tratamento são: utilizar filtro solar nas áreas tratadas e não se expor ao sol. Nenhum outro cuidado especial é necessário após o procedimento. Você poderá praticar exercícios físicos e voltar às suas atividades normais logo após a sessão.

 

Quais são contraindicações deste tratamento ?
O tratamento não pode ser realizado em pacientes com fotosensibilidade (sensibilidade à luz ) e nem durante a gestação.

Doenças desencadeadas ou agravadas pela radiação ultravioleta (como lúpus eritematoso, porfiria, albinismo, xeroderma pigmentoso, pênfigo e penfigóide bolhoso), pacientes com catarata, antecedente de câncer de pele, antecedente de exposição a arsênico ou radiações ionizantes.

As demais contra-indicações serão analisadas e discutidas na avaliação do paciente.

 

Quanto custa?
Depende da área. O custo será fornecido após a consulta e avaliação da indicação com o dermatologista e pela fisioterapeuta de minha confiança, Dra. Camila Gontijo.